O administrador Renato Maia (Daniel Filho) da novela "Rainha da Sucata", em reprise no "Vale a Pena Ver de Novo", é o grande vilão da história exibida originalmente em 1990. O grau de vilania dele supera o de Laurinha (Gloria Menezes), protagonista de uma cena delicada que quebrou tabu de quatro décadas na TV brasileira.
Na novela, Renato, um músico amador, consegue agir sem deixar rastros e faz de Mariana (Renata Sorrah), irmã do professor gago e atrapalhado Caio (Antonio Fagundes, ator assim como outros seis vistos tanto em "Rainha..." quanto em "A Viagem", sua antecessora no horário da tarde), sua principal vítima, chegando a interná-la em um hospício. E entre outros crimes, pelo menos quatros assassinatos.
Assim, o vilão é mais perigoso que Alexandre Toledo (Guilherme Fontes), de "A Viagem", preso e condenado por um assassinato.
E os crimes de Renato não vão demorar muito, não, a aparecem na história de Silvio de Abreu. Um deles acontece logo após o casamento de Maria do Carmo (Regina Duarte) e Edu (Tony Ramos) quando se encontra com Manon (Inês Galvão). O maníaco tem um surto, acredita que está diante da sucateira e passa a estrangular a prostituta.
Outra vítima é o jogador de pôquer Vicente (Milton Moraes). Quem também sai do caminho de Renato pelas mãos dele é Franklyn (Ivan Cândido, um dos artistas já falecidos do elenco), assassinado de maneira brutal com um golpe na barriga dado com um atiçador de fogo de lareira ao invadir a casa do bandido disposto a matá-lo.
Frankyn só não consegue matar Renato porque Mariana, sem querer, o impede. E por falar na irmã de Caio, ela é internada em um hospício no último mês da novela. A essa altura, o vilão já terá feito Mariana acreditar que está louca e inventado que a própria mãe havia morrido.
Já nos capítulos finais, Renato invade uma ilha para onde foram Caio e Adriana (Claudia Raia) após o professor impedir o casamento da "dançarina das coxas grossas". O vilão chega a perseguir o casal com metralhadora em punho após executar o piloto de um helicóptero, na novela que ganhou ajuda de outro autor renomado para superar crise.